Analicia Martins

Psicóloga, professora universitária e pesquisadora integrante do Núcleo Pesquisas em Psicologia Jurídica (NPPJ). Tem Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado em Psicologia (UERJ), com estágio doutoral no Gabinete de Estudos e Atendimento a Agressores e Vítimas (GEAV) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em Portugal. Pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola da Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Autora dos livros “Síndrome da Alienação Parental: um novo tema nos juízos de família” e “Bullying, Assédio Moral e Alienação Parental – A Produção de Novos Dispositivos de Controle Social”.

Atualmente trabalho na interface Psicologia Clínica e Jurídica, aliando o conhecimento acumulado em duas décadas de pesquisas no campo da Psicologia Jurídica à prática clínica. Além de atuar como psicoterapeuta, perita e assistente técnica judicial, oriento pais e mães em litígio, dou supervisão a profissionais da Psicologia, do Direito e do Serviço Social.

Além disso, ministro palestras, cursos e oficinas em Tribunais de Justiça, Escolas do Ministério Público, Defensorias Públicas, Conselhos profissionais, Forças Armadas e outras instituições sobre alienação parental, abuso sexual infantil, falsas denúncias, convivência familiar, dentre outros temas envolvendo famílias judicializadas.